Resumo:
Atualmente, observamos um fracasso escolar em relação ao processo de leitura e escrita dos estudantes brasileiros, que se traduz em um baixo desempenho linguístico. Esse problema remonta à história da educação no Brasil com suas raízes tradicionalistas. Considerando essa questão, realizamos a presente monografia enfatizando a Teoria da Aprendizagem Significativa aplicada ao ensino de língua portuguesa através de uma abordagem dos gêneros textuais como uma possibilidade de superação desse fracasso. Assim, procuramos responder ao seguinte problema: Como o processo de leitura e escrita através dos gêneros textuais pode desencadear um processo significativo de aprendizagem em Língua Portuguesa? Como resposta, planejamos e implantamos um projeto de ensino denominado “Por um ensino significativo em Língua Portuguesa” na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jocelyn Velloso Borges, localizada na cidade de São José dos Ramos-PB, trabalhando com duas turmas do ensino médio, uma proposta baseada na leitura, pesquisa e construção textual dos discentes. A descrição desse projeto e os resultados alcançados compõem o presente trabalho monográfico
Descrição:
FERREIRA, Rosineide da Silva. Por um ensino significativo em língua portuguesa através dos gêneros textuais. 2014. 83f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.