Resumo:
Processos de ensino e aprendizagem tradicionais não respondem mais às demandas do mundo contemporâneo, muito menos ao perfil do aluno do século XXI. A difusão de informações e a apropriação do conhecimento acontecem de forma acelerada e eficiente, em virtude dos atuais avanços científicos e tecnológicos. Essa rapidez trás consequências e modificações aos processos de comunicação entre os sujeitos possibilitando implicações significativas nas relações educativas. Por se tratar de objeto de estudo deste trabalho, focaremos a mediação pedagógica no Ensino Médio, através da integração de um blog ao ato educativo, utilizando-o como reforço da aprendizagem da disciplina de física. O blog é uma ferramenta de interesse social do aluno nativo digital e de fácil aprendizagem e manuseio para o professor imigrante digital. Ele se torna o ponto chave que pode abrir espaço ao equilíbrio, possibilitando que ambas as gerações possam se encontrar para uma comunicação dialógica e funcional. Os blogs podem ser utilizados com diversos propósitos educacionais em diversas disciplinas e diferentes níveis de escolaridade devido à sua característica de ferramenta flexível que não apresenta um limite de utilização. A finalidade do processo educativo é proporcionar às gerações mais jovens os conhecimentos necessários para desenvolver-se na sociedade. A educação deve preparar para a vida, deve integrar a recriação do significado das coisas, a cooperação, a discussão, a negociação e a solução de problemas
Descrição:
MOREIRA, Jailson Monteiro. Uso do blog como reforço na aprendizagem das aulas de física no ensino médio. 2014. 43f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.