Resumo:
A relação entre educação e tecnologia é algo complexo e cheio de desafios, pois a introdução de recursos tecnológicos nas escolas não garante, por si, uma mudança no desempenho dos alunos. A falta de uma análise e adequação do processo ensino-aprendizagem torna cada vez mais difícil a missão de idealizar ações eficazes no tocante à inclusão digital nas escolas. O objetivo deste trabalho é verificar a influência do uso dos tablets como ferramenta metodológica na construção do processo ensino-aprendizagem em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio localizada na cidade de Bayeux, Paraíba. Para isso, foram aplicados questionários junto aos professores. Os resultados mostraram que mesmo avaliando como positivo o uso dos tablets como ferramenta para ajudar no processo ensino-aprendizagem, nenhum professor entrevistado recebeu treinamento para o uso dos tablets em sala de aula. Além disso, queixam-se da falta de estrutura física da escola e da falta ao acesso à internet. Com isso, ficou evidenciado que as políticas públicas de incentivo à inclusão digital ainda são muito falhas, pois falta um planejamento com relação à capacitação dos profissionais envolvidos, bem como um investimento na estrutura escolar
Descrição:
OLIVEIRA, Danielle do Nascimento Silva. Percepção dos docentes sobre o uso dos tablets na escola. 2014. 35f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.