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O presente trabalho, focando a interdisciplinaridade, tem como objetivo propor uma visão curricular não fragmentada, inter-relacionando os saberes e fazeres próprios dos componentes de Língua portuguesa e Matemática. Constituída mediante pesquisa de campo, observando as práticas e entrevistando professores dessas disciplinas e respectivos alunos do Ensino Médio, objetivamos analisar o contato de docentes e discentes com atividades interdisciplinares, propondo, pós-análise, algumas possibilidades de interação entre esses atores sociais. A pesquisa foi auxiliada por 3 (três) formulários de perguntas, sendo que 2 (dois) - contendo 11 (onze) perguntas - direcionadas aos professores, com o intuito de diagnosticar a posição dos mesmos à respeito dos processos didáticos interdisciplinares, e outro questionário, voltado aos alunos do 3º (terceiro) ano do Ensino Médio, contendo, este, 8 (oito) perguntas para verificar os principais motivos do baixo desempenho dos discentes nessas disciplinas, bem como diagnosticar a postura dos alunos sobre as relações entre os componentes mencionados, tidos como “totalmente distintas”. Pelos resultados, a pesquisa comprovou o papel fundamental da interdisciplinaridade. Os entrevistados, professores e alunos, concordam que a inter-relação planejada dos saberes e fazeres disciplinares é uma postura didática eficaz. Entretanto, percebemos, ainda, que falta – para eles - um contato direto com esta prática |
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