Resumo:
Considerando que as tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas e, com intensa velocidade têm chegado às escolas, consideramos a real necessidade da comunidade escolar mostrar-se preparada para integrar novos recursos e métodos às suas práticas pedagógicas (ABREU-TARDELLI; CRISTOVÃO, 2009). De igual modo, esta realidade provoca mudanças na ação dos professores, possibilitando o aperfeiçoamento do seu trabalho, o desenvolvimento dos alunos e sua formação como cidadãos (JULIANI, 2011). O uso das TIC’s na sala de aula tem facilitado a prática de muitos docentes, como também tem se apresentado como um desafio para muitos deles que não se sentem capazes de lidar com as tecnologias (AMORA, 2011; KENSKY, 2012). Com base nisso, o presente trabalho buscou investigar em que medida o uso das TIC’s em sala de aula tem contribuído como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem nas turmas de ensino médio de uma escola pública estadual. Para tanto, realizou-se uma entrevista com 13 professores do ensino médio de uma escola estadual de Ensino Fundamental e Médio no município de Pilar-PB. Assim, constatou-se que apesar de ser uma necessidade e encontrar algumas resistências pela falta de capacitação para utilizar as TIC’s como instrumento pedagógico da prática docente, o uso das tecnologias digitais nas aulas dos professores colaboradores constitui-se uma realidade para a maioria deles e tem promovido uma maior integração na sua relação com os discentes ao possibilitar que o conhecimento seja mediado de forma mais prática.
Descrição:
NASCIMENTO, Kadja Gouveia do. O uso das TIC’S em uma escola pública do município de Pilar- PB. 2014. 59f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.