Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo identificar os desafios enfrentados pelos professores para formação de leitores literários críticos acerca das relações étnico-raciais no ensino médio, bem como para a inserção da temática africana e afro-brasileira no currículo escolar por via da literatura. Dessa forma, realizamos o estudo dos contos “O não desaparecimento de Maria Sombrinha”, “A filha da solidão” e “A última chuva do prisioneiro”, integrantes do primeiro volume de Contos do nascer da Terra, do escritor moçambicano Mia Couto, com o intuito de mostrar as possibilidades oferecidas pela literatura pós-colonial africana de língua portuguesa para uma prática efetiva da Lei 10.639/2003 nas aulas de Literatura do Ensino Médio. Tomamos como base os recentes estudos acerca da formação de leitores no Ensino Médio, bem como os pressupostos teóricos que fundamentam a crítica literária na contemporaneidade, como é o caso dos estudos pós-coloniais, da crítica biográfica e das teorias que contemplam as narrativas da memória.
Descrição:
SOUSA, Maria Aparecida Saraiva Magalhães de. Os contos do nascer da terra, de Mia Couto, nas aulas de literatura do ensino médio: formando leitores críticos acerca das relações étnico-raciais. 2014. 56f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.