Resumo:
Este trabalho pretendeu discutir o ensino de História nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental I, bem como a contribuição do professor na formação do individuo como agente de transformação social, de modo que possa perceber seu poder de intervenção na sociedade, levando em consideração a história de vida do aluno, uma vez que são seres históricos. Assim, o ensino da história pode dar ao aluno subsídios para que ele compreenda, de forma mais ampla, a realidade na qual está inserido e nela interfira de maneira consciente e propositiva. Esse artigo tem como objetivo analisar o papel do ensino de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental para a formação dos alunos, sobretudo nas series iniciais do Ensino Fundamental I. Para a construção teórica desse artigo que teve como referencial metodológico a pesquisa bibliográfica contamos com a contribuição de estudiosos no assunto como Hipólide (2009), Nemi (2009) Parâmetros Curriculares Nacionais (1997, 2001), entre outros. Baseada nas ideais dos autores consultados concluiu-se que o ensino de historia nas series iniciais do ensino fundamental I quando ancorado nas ações do cotidiano do aluno frente aos acontecimentos do contexto social é fundamental não só para o ensino de historia se tornar algo prazeroso, mas principalmente para que seja um instrumental significativo na formação do aluno e, consequentemente em sua vida.
Descrição:
SILVA, Gracilene Pereira dos Santos. O ensino de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental sob um olhar reflexivo. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]