UEPB - Repositório Digital

O ensino de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental sob um olhar reflexivo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Graciele Pereira dos Santos
dc.date.accessioned 2016-05-12T12:28:24Z
dc.date.available 2016-05-12T12:28:24Z
dc.date.issued 2015-08-01
dc.identifier.other CDD 371.009
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9736
dc.description SILVA, Gracilene Pereira dos Santos. O ensino de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental sob um olhar reflexivo. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho pretendeu discutir o ensino de História nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental I, bem como a contribuição do professor na formação do individuo como agente de transformação social, de modo que possa perceber seu poder de intervenção na sociedade, levando em consideração a história de vida do aluno, uma vez que são seres históricos. Assim, o ensino da história pode dar ao aluno subsídios para que ele compreenda, de forma mais ampla, a realidade na qual está inserido e nela interfira de maneira consciente e propositiva. Esse artigo tem como objetivo analisar o papel do ensino de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental para a formação dos alunos, sobretudo nas series iniciais do Ensino Fundamental I. Para a construção teórica desse artigo que teve como referencial metodológico a pesquisa bibliográfica contamos com a contribuição de estudiosos no assunto como Hipólide (2009), Nemi (2009) Parâmetros Curriculares Nacionais (1997, 2001), entre outros. Baseada nas ideais dos autores consultados concluiu-se que o ensino de historia nas series iniciais do ensino fundamental I quando ancorado nas ações do cotidiano do aluno frente aos acontecimentos do contexto social é fundamental não só para o ensino de historia se tornar algo prazeroso, mas principalmente para que seja um instrumental significativo na formação do aluno e, consequentemente em sua vida. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Marilene Dantas Vigolvino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Concepção e ensino de História pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.title O ensino de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental sob um olhar reflexivo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta