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Cônscios de que ser humano utiliza a linguagem como mecanismo de comunicação
com o próximo e também como forma de integrar-se ao seu ambiente de convívio,
buscamos, neste trabalho, discutir a importância da aquisição da linguagem para a
interação dos sujeitos em seus espaços de comunicação, especificamente no
ambiente escolar. Como objetivo principal, pretendeu-se analisar como o sujeito
enquanto nativo da língua insere-se na sua comunidade linguística e interage
compreendendo todas as variedades e dificuldades da língua. Caracteriza-se, pois,
como uma pesquisa bibliográfica de cunho descritivo e reflexivo. Terá uma
abordagem qualitativa e como corpus se constituirá de discussões e aportes teóricos
pertinentes ao tema. As bases teóricas foram subsidiadas pelos estudos de
CAGLIARI (2005), LAROCA (1994), MOREIRA (2003), POSSENTI (1996),
SARMENTO (2009), entre outros. Parte-se da compreensão de que mesmo que os
indivíduos pertencentes a uma mesma nação falem a mesma língua, cada um
dispõe de habilidades linguísticas diferentes, e que cada sujeito começa a
desenvolver suas competências linguísticas desde os primeiros contatos com o
grupo que o rodeia, proporcionando-lhes armazenar sua própria gramática
internalizada através das variedades linguísticas. Como resultados, a presente
pesquisa revelou alguns desafios que os sujeitos enfrentam no processo de
aquisição da linguagem, e compreendeu diferentes propostas para o aprimoramento
do ensino de língua materna, visando à importância de os falantes compreenderem
com maior naturalidade as diversas possibilidades de comunicação, respeitando
assim todas as formas de falares. |
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