dc.description |
SILVA, Ana Maria Macêdo. Práticas de leitura e escrita nas séries iniciais: conceitos, estratégias e experiências. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo desta pesquisa sobre o ensino da leitura e da escrita nas séries iniciais a aprimorar meios de conhecimentos mais eficazes e coerentes às novas metodologias para que o aluno se interesse, envolvendo práticas inovadoras, com acervos tecnológicos, pesquisas, produção de textos, roda de leitura etc. Como principais aportes teóricos, Freire (1982; 1989), Ferreiro (1995), Koch (2003), Kleiman (2008), entre outros. Para tanto, relatamos a experiência de um projeto realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental “Xavier Júnior”, Bananeiras-PB, desenvolve o Projeto Formando Leitores, nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1° a 5° ano). Constatou-se assim que o professor, sem dúvida, precisa estar atendo às experiências e conhecimentos prévios de seu grupo classe, seus interesses e modos de lidar com os saberes escolares. Percebeu-se um maior incentivo à leitura, visto que sem este investimento, não pode haver desenvolvimento adequado das competências leitoras, tão exigidas atualmente, por isso o primeiro exemplo de leitura deve ser o educador, de forma que os incentivos dados só sirvam para fortalecer esse bom modelo. |
pt_BR |