Resumo:
Sabemos a importância da discussão sobre a avaliação escolar, visto que ela está inserida em
todos os processos educativos. Dentro deste contexto, este trabalho tem por finalidade analisar
as diferentes formas de avaliação e seus pressupostos, tendo como tema de pesquisa a
Avaliação: paradigma, concepções e conflitos, através de um estudo de caso na Escola Estadual
Antônio Avelino de Almeida na cidade de Olho D’água - PB. Como metodologia optou-se por
uma pesquisa de caráter exploratória, onde utilizou-se um questionário aplicado a 8 (oito)
professores do Ensino Médio, bem como a uma pedagoga, onde fizemos uma análise
qualitativa, partindo de fontes bibliográficas, em que, se buscou na literatura o aporte teórico
sobre o tema proposto. Por sua vez, para alicerçar o trabalho proposto, buscamos refletir sobre
os diferentes momentos históricos da avaliação no Brasil e como ele se estabeleceu. Sendo
assim, foi possível concluir que a avaliação ocorre no decorrer de todo processo de ensino
aprendizagem, e os aspectos analisados contribuíram para um maior entendimento do processo
avaliativo na escola pesquisada, através das experiências dos educadores vivenciada na sua
prática pedagógica.
Descrição:
FIALHO, Vandeilton Batista. A avaliação no processo educativo: um estudo de caso em uma escola pública na cidade de Olho D'água-PB. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]