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O uso do celular nos mais diversos ambientes tem causado polêmicas. Se de um lado, oferece ganhos de tempo, de outro, se não utilizado com prudência, traz perdas, por vezes, irreparáveis. No entanto, a partir da implementação das Novas Tecnologias, notadamente nos espaços escolares, o uso do celular, como de outras tecnologias, se faz premente. A partir dessa questão que circunda nossa contemporaneidade, nos propusemos a avaliar alternativas para o uso das tecnologias em sala de aula, especialmente a pesquisa com o celular, conjugada ao uso do livro didático. Com esse objetivo, realizamos uma pesquisa bibliográfica que nos trouxe reflexões sobre os principais temas e respectivos teóricos, como Tecnologia e técnica (Pierre Levy), a associação entre o uso da técnica e o processo ensino-aprendizagem (Manoel Castells e José Manoel Moran), dentre outros. Sobre o necessário uso de celulares e/ou tablets nas salas de aula, trazemos os argumentos da UNESCO, tanto quanto os de Pedro Demo. Discorremos ainda sobre a pesquisa, utilizando Rubem Alves, Pedro Demo e Paulo Freire. De nossa metodologia constou ainda a aplicação de questionários junto a professores e estudantes do Ensino Fundamental da rede pública de ensino de João Pessoa. Os resultados apontam para uma contradição entre a percepção do que é a pesquisa para professores, estudantes e base teórica, bem como problemas físico-estruturais para o desenvolvimento eficaz da tecnologia em sala de aula. |
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