dc.description.abstract |
A indisciplina em sala de aula é um dos maiores e mais antigos problemas no
processo educacional. Esse fato tem trazido grandes preocupações no âmbito
acadêmico e na busca de estratégias para o enfrentamento para esse problema, há décadas, especialistas de várias áreas de conhecimento, bem como gestores, professores, pais e alunos, têm desenvolvido, constantemente, pesquisas e discussões sobre essa questão buscando, entre tantos objetivos, solucionar/reduzir a indisciplina na comunidade escolar. No entanto, esse problema tem, a cada dia, aumentado de forma considerável, levando alguns alunos a um comportamento agressivo na sala de aula. Diante disso, desenvolvemos o presente estudo de campo, com abordagem qualitativa, cujo objetivo é analisar os conceitos de indisciplina, suas causas e possíveis soluções, apoiando-se em um questionário realizado com alunos e professores de uma escola estadual da Paraíba. Para isso, nos apoiamos em estudos realizados por La Taille (1994), Rego (1995), Aquino (1996), Tiba (1996), Dubet (1997), Celso Vasconcellos (2000), Paza (2001), Garcia (2001), Fortuna (2002), Estrela (2002), Delgado & Caeiro (2005), Silva (2009), dentre outros. |
pt_BR |