UEPB - Repositório Digital

Análise do livro didático de língua inglesa das escolas estaduais de ensino médio da Paraíba: uma abordagem na concepção dos gêneros textuais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Vilma Nogueira de Sousa
dc.date.accessioned 2016-05-12T17:29:52Z
dc.date.available 2016-05-12T17:29:52Z
dc.date.issued 2016-05-11
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9764
dc.description SOUSA, Vilma Nogueira de Sousa. Análise do livro didático de língua inglesa das escolas estaduais de ensino médio da Paraíba: uma abordagem na concepção dos gêneros textuais. 2014. 35f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho é o resultado de uma análise qualitativa acerca do Livro Didático de Língua Inglesa, adotado nas escolas estaduais do Estado da Paraíba, especialmente no que diz respeito aos gêneros textuais, com foco nas atividades de leitura. É um estudo de caso e, como tal, configura-se em uma análise documental, cujo objetivo é verificar se o LDLI está em consonância com os pressupostos teóricos recomendados nos Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2008), os quais “recomendam que a língua estrangeira não deve ser tomada como um sistema fechado e imutável, mas como processo dinâmico de interação entre interlocutores que realizam ações, agem e atuam discursivamente sobre o outro” (PARAÍBA, 2008, p. 103,104). Cabe lembrar que esses referenciais se constituem como um documento que se traduz, em linhas gerais, como uma proposta teórica e metodológica para o currículo das várias disciplinas das escolas estaduais da Paraíba, sistematizando as habilidades necessárias para o desenvolvimento da competência no uso do inglês como língua estrangeira em situações reais de interlocução pela leitura. Tais referências foram elaboradas a partir de diretrizes didáticas nacionais, a saber:Lei de Diretrizes e Bases (1996), Orientações Curriculares do Ensino Médio (2004) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (1998). Considerando esses projetos pedagógicos, a análise apoia-se nos referenciais teóricos mais recentes de gêneros do discurso (BAKHTIN, 2003 e BRANDÃO, 2005) e outros. Com o apoio desse referencial teórico, buscou-se investigar os gêneros textuais existentes nas unidades do livro didático OnStagee as atividades de leitura ali apresentadas, como fontes de materialização desse estudo. A análise pretende contribuir para a discussão dos gêneros textuais, relacionados à escrita, presentes no livro didático de inglês de Ensino Médio das escolas estaduais da Paraíba, observando sua funcionalidade em relação ao aprimoramento da capacidade comunicativa do aluno, segundo propõem os documentos que regulam os currículos escolares em nível nacional e regional. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rinaldo J. A. Brandão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Livro didático de língua inglesa pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Atividades de leitura pt_BR
dc.title Análise do livro didático de língua inglesa das escolas estaduais de ensino médio da Paraíba: uma abordagem na concepção dos gêneros textuais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta