dc.description.abstract |
Este trabalho traz como proposta analisar, refletir e questionar a importância da Educação do Campo priorizando a Pedagogia da Alternância como meio de garantir a permanência do jovem estudante no campo, e para delimitar o estudo fizemos uma pesquisa bibliográfica. A proposição dos estudos aqui expostos, traz como foco a história da Pedagogia da Alternância desde seu surgimento na França até o seu desenvolvimento no Brasil nas comunidades do campo, observando as abordagens vivenciadas pelos moradores do campo em especial, as que desenvolvem o Programa da Pedagogia da Alternância. A pedagogia da Alternância apresenta uma ação conjunta com a escola/família buscando mecanismo que viabilize o desenvolvimento amplo do estudante do campo, de forma coletiva junto com segmentos não governamental como elemento da verdadeira aprendizagem: crítica e dialética. É uma proposta que Busca a socialização do saber, a valorização da cultura popular, bem como o diálogo para um aprofundamento científico e aprimoramento desses saberes em vista da transformação do meio. No I Capítulo abordamos: Caminhos percorridos pela Educação do Campo no Brasil busca resgatar alguns aspectos importantes como a expansão do cristianismo no país, como também, as mudanças sócio educativas que marcaram época no período dos séculos XIX e XX, tendo como base teórica Martins (2009), Cotrin (1996) fazendo uma reflexão em torno das abordagens. No II capitulo abordamos sobre Aspectos Históricos da Pedagogia da Alternância sob a visão de Ribeiro (2006), Pessotti (1978), Bachelard (1994), buscamos apresentar a origem na França e a expansão da Pedagogia da Alternância nos cinco continentes, em especial no Brasil, além de analisarmos a forma de avaliação aplicada no campo, mostrando que a Pedagogia da Alternância apresenta uma avaliação que valoriza o conhecimento prévio dos jovens do campo, também contamos com a colaboração dos seguintes estudiosos da temática: Gimonet (2007), Santori (2008), Luckesi (2003), nos orientando a respeito de um processo avaliativo nacional e sua diferenciação a educação do campo |
pt_BR |