UEPB - Repositório Digital

A prática docente na disciplina de física: desafios, possibilidades e limites

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Cresivaldo Virgolino da
dc.date.accessioned 2016-05-12T17:39:04Z
dc.date.available 2016-05-12T17:39:04Z
dc.date.issued 2016-05-12
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9767
dc.description COSTA, Cresivaldo Virgolino da. A pratica docente na disciplina de física: desafios, possibilidades e limites. 2014. 38f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho buscou analisar a prática docente na disciplina de física, enfatizando os desafios, possibilidades e limites enfrentados pelos profissionais no cotidiano da sala de aula. Na perspectiva de elucidar os referidos aspectos mencionados, realizamos pesquisa qualitativa de caráter exploratório em escolas da rede pública e privada da cidade de João Pessoa e de Bayeux/PB. No âmbito da instituição privada, a Escola Cenecista João Régis Amorim (CNEC), e no âmbito da escola pública, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Gomes, situada na cidade de Bayeux/PB. A definição/escolha das escolas se deu em virtude do pesquisador em tela ter passado por experiência profissional em uma delas na CNEC, e atualmente trabalhar na Escola Antônio Gomes. Os sujeitos da pesquisa corresponderam a quatro docentes que lecionam a disciplina de física nas referidas escolas. Os resultados da pesquisa foram reveladores que tanto no âmbito público quanto no privado, os desafios enfrentados pelos docentes são os mesmos, excessiva carga horária, salas com elevado número de alunos e precárias condições de trabalho. No que diz respeito à articulação entre a teoria e os cálculos pertinentes à disciplina de física, os professores entrevistados afirmaram que geralmente os alunos apresentam dificuldades para realizar essa articulação, mas na medida em que as experiências práticas são apresentadas, torna-se mais clara a compreensão acerca do assunto, porém nem sempre há possibilidades de se realizar experiências em decorrência da ausência de equipamentos necessários. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Alcilene da Costa Andrade pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Física pt_BR
dc.subject Cotidiano escolar pt_BR
dc.title A prática docente na disciplina de física: desafios, possibilidades e limites pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta