Resumo:
O bullying é um problema social que passou a ser discutido recentemente, despertando o interesse das ciências humanas e das mais diversas esferas sociais, especialmente no ambiente escolar. Segundo Fante (2005) o bullying escolar, muitas vezes é praticado como um meio de estabelecer poder e criar um sentimento hostil tornando a relação entre os alunos, cada vez mais difícil. Assim, este trabalho tem como objetivos discutir com os alunos sobre a percepção deste fenômeno no âmbito da escola e identificar formas de preveni-lo, considerando que esse tipo de violência deixa sem ação todos os agentes envolvidos, quer direta ou indiretamente. As vítimas se calam; a escola, por não saber como lidar corretamente, se omite, e os pais, talvez por inabilidade, procuram uma razão para encarar tal comportamento como uma „fase‟ pela qual passam todos (Souza, 2009). Foi somente a partir do suicídio de três jovens na Noruega por situações graves de bullying, em 1982, que as autoridades começaram a dar uma importância maior a esse tema (Silva, 2010). Além disso, é importante salientar que os envolvidos (vítimas, os agressores e as testemunhas) podem sofrer graves consequências, no que diz respeito à aprendizagem e ao convívio social. Esta é uma pesquisa exploratória de natureza descritiva realizada com alunos do 4° ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Concita Barros, João Pessoa/Paraíba, utilizando-se de um questionário objetivo, em que foi identificada a necessidade de que sejam adotadas medidas interventivas por parte de toda a comunidade escolar para evitar a presença do bullying, num espaço de ensino e aprendizagem
Descrição:
ALBUQUERQUE, Roselia Pereira de. Percepção e enfrentamento do bullying com os alunos da escola estadual Professora Concita Barros – João Pessoa/PB. 2014. 22f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.