Resumo:
Este estudo tem como finalidade analisar o livro didático de inglês adotado nas redes públicas de ensino estadual e municipal em escolas localizadas na cidade paraibana de Santa Rita, bairro Tibiri II, para os anos de 2014 a 2016. Procuramos observar, especificamente, como se processa o ensino-aprendizagem da língua inglesa através das atividades propostas no livro didático. Para isto realizamos uma pesquisa bibliográfica como elemento norteador para a discussão teórica sobre o ensino de língua estrangeira, tratando de temas como a abordagem, os métodos e as habilidades linguísticas. Ainda nos pautamos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Lei e Diretrizes de Bases (LDB) que foram tomados como documentos que orientam a prática educativa e, particularmente, o ensino de língua inglesa. A análise realizada possibilitou ao docente avaliar as atividades propostas no livro didático e refletir sobre a construção do processo ensino-aprendizagem da língua, bem como incentivar o professor ao uso crítico do livro didático. Pretendemos com este estudo incentivar a independência do educador em relação ao livro didático, visando à melhoria no processo de aprendizagem de língua inglesa por parte dos alunos
Descrição:
CAMPOS, Kátia Ribeiro da Silva. Análise do livro didático de língua inglesa: uma reflexão sobre as abordagens e propostas de atividades do manual do professor. 2014. 54f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.