UEPB - Repositório Digital

A inclusão dos alunos especiais na prática da educação física nas escolas (Sousa-PB)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Mendes, Dânya Maria Lima
dc.date.accessioned 2016-05-12T19:16:39Z
dc.date.available 2016-05-12T19:16:39Z
dc.date.issued 2016-05-12
dc.identifier.other CDD 302.14
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9778
dc.description MENDES, Dânya Maria Lima. A inclusão dos alunos especiais na prática da educação física nas escolas (Sousa-PB). 2014. 49f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente estuda e investiga a temática da inclusão/integração de crianças com necessidades especiais a partir do discurso dos professores de educação física da rede regular de ensino. A coleta de informações se desenvolve nas escolas do ensino regular estadual de Sousa com ajuda das informações obtidas pela coordenadoria de educação, bem como visitação pessoal as escolas que fizeram necessários. O principal objetivo é promover a inclusão dos alunos portadores de necessidades educativas especiais na prática de educação física ampliando as suas capacidades e reconhecendo as necessidades individuais de cada um, numa perspectiva da educação inclusiva sem prejudicar o desenvolvimento do aluno. Segundo Ceccon (1993, p.23),... A escola está dentro da sociedade, quando mexemos na sociedade. Acredita-se que, a partir da escola inclusiva haverá uma maior aceitação das crianças com necessidades especiais pela sociedade, não se pode mais ignorar a urgência de universalização da cidadania, que por sua vez, requer uma nova ética e, por conseguinte, uma escola de educação e cidadania para todos. A construção de uma sociedade inclusiva é um processo de fundamental importância para o desenvolvimento e a manutenção de um Estado democrática. Entende-se por inclusão a garantia, a todos, do acesso contínuo ao espaço comum da vida em sociedade, sociedade essa que deve estar orientada por relações de acolhimento à diversidade humana, de aceitação das diferenças individuais de esforço coletivo na equiparação de oportunidades de desenvolvimento, com qualidade, em todas as dimensões da vida pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Edivan Silva Nunes Júnior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação física pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Sociedade pt_BR
dc.title A inclusão dos alunos especiais na prática da educação física nas escolas (Sousa-PB) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta