UEPB - Repositório Digital

Inserção da educação física na área de linguagens: um olhar para o agir pedagógico dos professores a partir do registro das aulas do ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Almeida, Daniele dos Santos
dc.date.accessioned 2016-05-12T19:17:00Z
dc.date.available 2016-05-12T19:17:00Z
dc.date.issued 2016-05-12
dc.identifier.other CDD 613.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9779
dc.description ALMEIDA, Daniele dos Santos. Inserção da educação física na área de linguagens: um olhar para o agir pedagógico dos professores a partir do registro das aulas do ensino médio. 2014. 32f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso realizado em três turmas do Ensino Médio de uma escola estadual localizada em João Pessoa – PB, denominada por nós de Escola A. A mesma tem como objetivo investigar se nas cadernetas do ano letivo de 2013 há registros de aulas de Educação Física para o Ensino Médio, coerentes com as propostas dos PCNEM e OCNEM, enfatizando a Educação Física como disciplina da área de linguagens. Apesar de fazerem mais de uma década da inclusão da disciplina de Educação Física na área de linguagens, e as orientações dadas pelos PCNEM e OCNEM, não é tarefa fácil para o professor adequar suas aulas nessa realidade. Os resultados do estudo mostraram que algumas aulas estão dentro das propostas e orientações dos PCNEM e OCNEM, outras não, porque foram realizadas de forma superficial quando poderiam ter sido mais bem enfatizadas pelo professor, almejando produzir efeitos mais concretos no desenvolvimento dos alunos. A forma como os registros foram escritos também deixaram a desejar de modo que em algumas aulas não dava para ter certeza de que forma o conteúdo foi trabalhado. Ao final deste estudo é possível concluir que as aulas de Educação Física para o Ensino Médio na Escola A não estão tão ricas em termos de temas, conteúdos programáticos e atividades trabalhadas quanto deveriam. Nesse sentido, se faz necessário um comprometimento maior dos professores tratando o aluno e seu contexto social com devido respeito e valor que têm pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Soraya Maria Barros de Almeida Brandão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação física pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Áreas de linguagens pt_BR
dc.title Inserção da educação física na área de linguagens: um olhar para o agir pedagógico dos professores a partir do registro das aulas do ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta