dc.contributor.author |
Almeida, Daniele dos Santos |
|
dc.date.accessioned |
2016-05-12T19:17:00Z |
|
dc.date.available |
2016-05-12T19:17:00Z |
|
dc.date.issued |
2016-05-12 |
|
dc.identifier.other |
CDD 613.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9779 |
|
dc.description |
ALMEIDA, Daniele dos Santos. Inserção da educação física na área de linguagens: um olhar para o agir pedagógico dos professores a partir do registro das aulas do ensino médio. 2014. 32f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso realizado em três
turmas do Ensino Médio de uma escola estadual localizada em João Pessoa – PB, denominada por nós de Escola A. A mesma tem como objetivo investigar se nas cadernetas do ano letivo de 2013 há registros de aulas de Educação Física para o Ensino Médio, coerentes com as propostas dos PCNEM e OCNEM, enfatizando a Educação Física como disciplina da área de linguagens. Apesar de fazerem mais de uma década da inclusão da disciplina de Educação Física na área de linguagens, e as orientações dadas pelos PCNEM e OCNEM, não é tarefa fácil para o professor adequar suas aulas nessa realidade. Os resultados do estudo mostraram que algumas aulas estão dentro das propostas e orientações dos PCNEM e OCNEM, outras não, porque foram realizadas de forma superficial quando poderiam ter sido mais bem enfatizadas pelo professor, almejando produzir efeitos mais concretos no desenvolvimento dos alunos. A forma como os registros foram escritos também deixaram a desejar de modo que em algumas aulas não dava para ter certeza de que forma o conteúdo foi trabalhado. Ao final deste estudo é possível concluir que as aulas de Educação Física para o Ensino Médio na Escola A não estão tão ricas em termos de temas, conteúdos programáticos e atividades trabalhadas quanto deveriam. Nesse sentido, se faz necessário um comprometimento maior dos professores tratando o aluno e seu contexto social com devido respeito e valor que têm |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Soraya Maria Barros de Almeida Brandão |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação física |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Áreas de linguagens |
pt_BR |
dc.title |
Inserção da educação física na área de linguagens: um olhar para o agir pedagógico dos professores a partir do registro das aulas do ensino médio |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |