dc.contributor.author |
Santos, Lijecson Souza dos |
|
dc.date.accessioned |
2016-05-12T19:17:50Z |
|
dc.date.available |
2016-05-12T19:17:50Z |
|
dc.date.issued |
2016-05-12 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.9 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9780 |
|
dc.description |
SANTOS, Lijecson Souza dos. Foucault: dificuldades encontradas pelos alunos do EJA no ensino-aprendizagem da matemática. 2014. 53f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Diversas discussões vêm sendo realizadas por professores acerca das dificuldades encontradas pelos alunos do programa Educação de Jovens e Adultos - EJA no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Dessa forma, varias estratégias são elaboradas por professores de matemática com o foco de facilitar a aprendizagem dos alunos com dificuldades de aprendizagem. Assim, o presente estudo tem como objetivo central investigar as dificuldades encontradas pelos alunos da comunidade vila dos pescadores de compreender os conteúdos matemáticos. A etnomatematica é a ferramenta utilizada nessa pesquisa, por ter uma visão matemática voltada para a vivencia do aluno, preocupando-se em passar a disciplina de modo que o aluno se sinta inserido e possa fazer indagações e dessas surgirem construções educacionais. Utilizamos como instrumento metodológico uma entrevista semi-estruturada. Participaram desta pesquisa 11 alunos matriculados no EJA da referida comunidade. A pesquisa de campo foi realizada em junho de 2014. Os dados demonstraram que os alunos do EJA têm uma grande dificuldade de assimilar os conteúdos matemáticos com a sua prática diária, devido à má construção feita sobre a referida disciplina. Entendemos que por ser uma turma de jovens e adultos, temos uma grande diversidade na sala de aula, buscamos assuntos que a maioria possa entender e colocar no problema matemático o seu dia a dia, fazer com os alunos pesem, como a matemática esta inserida no seu trabalho? E de que forma? Como ela pode ser compreendida? |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Eduardo Gomes Onofre |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de jovens e adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Foucault: dificuldades encontradas pelos alunos do EJA no ensino-aprendizagem da matemática |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |