Resumo:
Na atualidade, existem várias tendências metodológicas para o ensino da matemática, as quais, dentre elas, citamos a resolução de problemas. Dentro deste contexto, nosso principal objetivo foi analisar as estratégias utilizadas por um grupo de estudantes quando o conteúdo de Função Afim é apresentado através da metodologia de resolução de problemas, e também quando for apresentado através da metodologia tradicional. Como pressupostos teóricos para a investigação, consideramos em especial as propostas de George Pólya (1985) e Van de Walle (2009), os quais tratam a resolução de problemas como uma importante e necessária tendência metodológica para o ensino da matemática. A pesquisa se deu por meio de uma abordagem de cunho qualitativo, utilizando o estudo de caso como método e foi realizada na Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga A. Burity em João Pessoa – PB, com nove alunos da turma T9, com faixa etária de 15 a 16 anos, onde analisamos o comportamento dos alunos quando submetidos ao método tradicional de ensino comparando com o de resolução de problemas. Os resultados de nossa análise destacam a importância da capacidade de leitura e interpretação do enunciado das questões propostas, bem como a importância de estimular, em sala de aula, o uso e discussão dos diversos procedimentos utilizados nas resoluções obtidas pelos alunos. Tal prática, além de possibilitar a ampliação da capacidade do aluno compreender melhor aquilo que estuda, irá também ajudar para que ele se torne mais crítico e criativo. A adoção de uma prática de ensino que valorize a resolução de problemas demanda a necessidade de mudanças por parte de quem ensina, que precisará acreditar que a maneira mais produtiva de se ensinar Matemática é colocar os alunos diante de questionamentos que possam levá-los não apenas a aprender e resolver o que está posto, mas a levantar novas e interessantes questões
Descrição:
SILVA, Osmair Melo da. Utilizando a metodologia de resolução de problemas no ensino de funções afim: um estudo de caso na escola estadual Professor Luiz Gonzaga A. Burity em João Pessoa - PB. 2014. 45f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.