Resumo:
É através da educação que o homem produz sua própria existência, e se
diferencia dos demais seres vivos por seu poder de transformação da natureza,
feito por seu trabalho. Portanto, a educação é uma necessidade do e para o
processo de formação e transformação de cidadãos conscientes de suas ações.
Para tanto, o ensino de Geografia é uma referência na busca por formar cidadãos
críticos e conhecedores do seu meio, é através da construção do conhecimento
do aluno na escola que se difunde a noção de cultura, e se faz necessário situar o
aluno num contexto plural da realidade que se ensina na escola e principalmente
na disciplina de Geografia que é o foco desse trabalho. No desenvolvimento deste
trabalho foram adotadas pesquisas bibliográficas sobre o assunto proposto, ou
seja, o ensino de Geografia no ensino médio, localizado na biblioteca da
Universidade Estadual da Paraíba Campus III, Guarabira – PB, além de pesquisa
de campo, observação empírica e questionários entregues ao professor de
Geografia e aos alunos da mesma disciplina, a pesquisa de campo foi realizada
na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. José Soares de
Carvalho, no município de Guarabira – PB, focando o ensino de Geografia no
ensino médio. Diante desse trabalho foi possível observar que o problema do
ensino de Geografia vem a passos lentos se modificando na busca por um novo
conceito no que se refere a pratica dessa disciplina em sala de aula.
Descrição:
BRITO, J. F. de. Visão dos alunos sobre o ensino de geografia na
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof.
José Soares de Carvalho, Guarabira – PB. 2011. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.