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Gestão Escolar e mecanismos de Gestão Democrática: um estudo no Município de Patos - PB

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dc.contributor.author Limeira, Maria Jennyfer Candeia
dc.date.accessioned 2016-05-23T11:13:44Z
dc.date.available 2016-05-23T11:13:44Z
dc.date.issued 2015-06-15
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9821
dc.description LIMEIRA, M. J. C. Gestão Escolar e mecanismos de Gestão Democrática: um estudo no Município de Patos - PB. 2015. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. pt_BR
dc.description.abstract As organizações inseridas no âmbito público estão sujeitas às novas transformações em seus modelos de gestão com o intuito de dar ênfase a uma Gestão Democrática, na qual a participação se torna um fator primordial para que o desempenho organizacional seja melhorado no que diz respeito às decisões a serem tomadas em conjunto, principalmente no interior das escolas. Desta forma, o presente estudo tem o objetivo de compreender como a gestão democrática influencia a participação de gestores e colaboradores de escolas municipais de Patos/PB, em seus processos decisórios. Para isto, os fundamentos teóricos necessários para esta pesquisa abordam o debate sobre Estado e Sociedade, Administração Pública e Gestão Pública: conceitos e desafios contemporâneos, Gestão Democrática e Participativa e por último a Gestão Escolar e Políticas Educacionais. A pesquisa é de natureza eminentemente quali-quantitativa, do tipo descritiva, seguindo o método do estudo de caso. A coleta de dados se deu pela realização de entrevistas com gestoras e supervisoras de escolas municipais de Patos-PB, e pela aplicação de questionários junto aos professores. Através da análise, foi possível constatar que escolas com diferentes níveis de desempenho possuem uma gestão democrática, contudo, existem alguns parâmetros que precisam ser melhorados para a sua efetivação, principalmente no que diz respeito à integração de setores escolares, e direcionamento de políticas educacionais para resultados satisfatórios. Constatou-se que as duas escolas municipais X e Y, adotam a Gestão Democrática, tendo em vista a existência de participação entre gestores e colaboradores nos processos decisórios da instituição pública, contudo, há certas limitações dentro deste enfoque, sendo necessário que a gestão evidencie melhor também outras características da Gestão Democrática, com o intuito de ofertar a sociedade um ensino de qualidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ayalla Cândido Freire pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gestão Democrática pt_BR
dc.subject Gestão Escolar pt_BR
dc.subject Administração de Instituição de Ensino pt_BR
dc.title Gestão Escolar e mecanismos de Gestão Democrática: um estudo no Município de Patos - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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