dc.contributor.author |
Souza, Maria Vilma Lira de |
|
dc.date.accessioned |
2016-05-23T11:15:12Z |
|
dc.date.available |
2016-05-23T11:15:12Z |
|
dc.date.issued |
2015-06-17 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 658.3 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9822 |
|
dc.description |
SOUZA, M. V. L. Avaliação dos valores fundamentais e das competências essenciais e gerenciais: um estudo em organizações do Terceiro Setor. 2015. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O ambiente organizacional atualmente vem sendo cada vez mais atingido por fatores internos e externos, tanto por causas globais quanto por locais. Esses são um dos elementos que faz com que as organizações estejam sempre em busca de vantagem competitiva. Para tal, faz-se necessário reter indivíduos que juntamente com suas competências façam o diferencial junto à organização. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo compreender como os valores e competências são vistos e interpretados pelos membros da instituição CEPFS, através do grau de importância dado por cada membro a respeito dos valores e competências essenciais e gerenciais. Para isso, este estudo utilizou-se da pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, além de um estudo de caso; tendo como ferramenta básica a aplicação de questionários de múltipla escolha, confeccionados com base nos modelos de Oliveira e Tamayo (2004); Andrade & Andrade (2013); Borges, Silva, Pires (2012). Os resultados apontaram que as competências, Conhecimento do negócio e Ética profissional foram as que apresentaram maior importância para a função gerencial segundo os pesquisados. Em relação às competências essenciais os que obtiveram maior relevância foram planejamento e negociação e por último, destacam-se os valores tidos de maior relevância para a associação, que foi: Preocupação com a coletividade. De modo geral, conclui-se que a associação mesmo apresentando competências e valores primordiais a sua atuação precisem buscar desenvolver ainda mais aquelas que se mostraram pouco presente nos gestores e na própria organização, isso poderia acontecer através da iniciativa de oferta de cursos de capacitação para os gestores e funcionários. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Simone Costa Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Competências Essenciais para Gestão |
pt_BR |
dc.subject |
Competências Gerenciais |
pt_BR |
dc.subject |
Terceiro Setor |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação dos valores fundamentais e das competências essenciais e gerenciais: um estudo em organizações do Terceiro Setor |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |