Resumo:
O presente artigo tem como objetivo analisar o ensino de Geografia no contexto da
Educação de jovens e adultos na Escola municipal Olivina Carvalho de
Queiroz/Caiçara/PB. O interesse pelo tema surgiu a partir das minhas reflexões
como estudante de geografia, o que me oportunizou observar as dificuldades de
alguns profissionais em lidar com o ensino de geografia em sala de aula, conforme
preconiza Malysz (2007) no que diz respeito a uma abordagem nova dos conteúdos
geográficos. O ensino de qualidade é muito importante, onde haja uma dinâmica
fundamentada em uma visão crítica e quando se trata de ensinar Geografia, é algo
que ultrapassa àquela incompleta visão tradicional, onde a geografia é abordada sob
um único aspecto. A Geografia é uma ciência que possui uma complexidade na
qual é impossível reduzi-la a um determinado aspecto do seu vasto campo de
atuação, o que podemos ver nessa afirmação é que muitas vezes há uma
concepção errônea, onde a Geografia é vista como mera “ciência enciclopédica” ou
simples conhecimento de mapas, relevos, fusos horários, corroborando com (Borges
2008). Pudemos observar nos estudantes de 6º a 9º anos da EJA, da Escola
Municipal de Ensino Fundamental Olivina Carvalho de Queiroz, Caiçara PB. Por
isso, o procedimento metodológico fundamentou-se em revisão bibliográfica,
entrevista semiestruturada e visitas in loco. Essa pesquisa foi possível adentrar no
contexto desses estudantes, na dinâmica do ambiente escolar e contribuir para uma
melhor compreensão da disciplina de Geografia.
Descrição:
SANTOS, E. N. O ensino de Geografia no contexto da Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso da Escola Municipal Olivina Carvalho de Queiroz. 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.