UEPB - Repositório Digital

O ensino de Geografia no contexto da Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso da Escola Municipal Olivina Carvalho de Queiroz

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Everton Nunes
dc.date.accessioned 2016-05-23T17:28:25Z
dc.date.available 2016-05-23T17:28:25Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.other CDD 910
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9834
dc.description SANTOS, E. N. O ensino de Geografia no contexto da Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso da Escola Municipal Olivina Carvalho de Queiroz. 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem como objetivo analisar o ensino de Geografia no contexto da Educação de jovens e adultos na Escola municipal Olivina Carvalho de Queiroz/Caiçara/PB. O interesse pelo tema surgiu a partir das minhas reflexões como estudante de geografia, o que me oportunizou observar as dificuldades de alguns profissionais em lidar com o ensino de geografia em sala de aula, conforme preconiza Malysz (2007) no que diz respeito a uma abordagem nova dos conteúdos geográficos. O ensino de qualidade é muito importante, onde haja uma dinâmica fundamentada em uma visão crítica e quando se trata de ensinar Geografia, é algo que ultrapassa àquela incompleta visão tradicional, onde a geografia é abordada sob um único aspecto. A Geografia é uma ciência que possui uma complexidade na qual é impossível reduzi-la a um determinado aspecto do seu vasto campo de atuação, o que podemos ver nessa afirmação é que muitas vezes há uma concepção errônea, onde a Geografia é vista como mera “ciência enciclopédica” ou simples conhecimento de mapas, relevos, fusos horários, corroborando com (Borges 2008). Pudemos observar nos estudantes de 6º a 9º anos da EJA, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olivina Carvalho de Queiroz, Caiçara PB. Por isso, o procedimento metodológico fundamentou-se em revisão bibliográfica, entrevista semiestruturada e visitas in loco. Essa pesquisa foi possível adentrar no contexto desses estudantes, na dinâmica do ambiente escolar e contribuir para uma melhor compreensão da disciplina de Geografia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Cléoma Maria Toscano Henriques pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.title O ensino de Geografia no contexto da Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso da Escola Municipal Olivina Carvalho de Queiroz pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta