Resumo:
O cinema contemporâneo tem se destacado consideravelmente com as releituras
literárias, o reconhecimento das possibilidades criadas através delas estão
intrínsecas na construção de uma literatura rica em diálogos, intertextualidades e
tradução. É a partir desses diálogos e intertextualidades que se constitui o objetivo
principal desta pesquisa, (des)construir a maldade na personagem principal do filme
Malévola (2014) de Robert Stromberg a partir da análise dos diálogos e
intertextualidades nas obras Sol, Lua e Tália (1636), A Bela Adormecida(1812) e
Malévola. Os dois contos possuem fortes marcas culturais que foram propagadas a
partir de diferentes formas de linguagem, sendo um retrato de uma literatura também
autônoma. Para isso, partiremos dos pressupostos teóricos de Sônia Khéde (1986),
Julia Kristeva(1974) e Mikhail Bakhtin (1981) dentre outros.
Descrição:
LIMA, M. V. N. de. Quem conta um conto aumenta um ponto: a (des)construção da maldade em Malévola. 2015. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.