Resumo:
A literatura infantil é uma leitura que deve despertar no aluno o prazer, a reflexão e a fruição.
Deste modo, a intenção deste trabalho é realizar uma fundamentação teórica com grandes
autores da área da leitura e literatura infantil. Partindo desses conhecimentos, objetivou-se
também fazer uma pesquisa através de um questionário na turma do segundo ano do ensino
fundamental no Educandário Nossa Senhora de Lourdes, a qual é composta por 15 alunos,
para descobrir se a leitura com obras literárias está sendo trabalhada de forma a despertar nos
alunos o gosto pela leitura, prazerosamente e significativamente. O livro trabalhado com os
alunos foi Trupe Cidadania, de Alexsander Rezende. A obra foi trabalhada através de uma
oficina de leitura com os alunos, utilizando-se fantoches e, depois, levando-se o livro para
casa para uma leitura participativa com os familiares. Obteve-se, assim, um resultado
positivo, pois os educandos participaram com prazer, se encantaram com a história e
despertaram de forma reflexiva, demonstrando que a leitura de literatura infantil deve ser feita
de forma diversificada.
Descrição:
VICTOR, S. F. S. Trupe Cidadania: implantação do método de leitura de Literatura infantil no Educandário Nossa Senhora de Lourdes. 2016. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.