dc.description.abstract |
O presente trabalho objetiva instigar a importância da literatura infantil para a educação
infantil, favorecendo aguçar e ativar o conhecimento da criança pormeio do imaginário, do
criar e recriar, do conte outra vez, despertando o gosto e interesse das crianças pela leitura, a
partir das histórias infantis. Objetiva-se, ainda, contribuir com a formação do professor dessa
modalidade de ensino, já que um dos problemas mais observados em sala de aula é a falta de
compreensão na leitura dos diferentes gêneros textuais e a dificuldade que os alunos
enfrentam com essa atividade em sala de aula. Para o caminhar teórico metodológico na
realização do nosso trabalho como temática, “a importância da literatura infantil: ler, contar
histórias... construir mundos”, está embasado nas teorias desenvolvidas por, Abramovich
(1994, 95, 98, 99), Cavalcante (2002), Coelho (2000), Filho (2009), Zilberman (2003) dentre
outros. O presente exposto inicia com um breve histórico de linguagem e leitura. Enfoca
ainda, a importância de ouvir e contar histórias e o contato da criança desde cedo com o livro,
além de fundamentar a literatura documentada, seus referenciais, e uma abordagem da
literatura como mecanismo de interação seguidos de algumas sugestões de atividades, de
como trabalhar com literatura infantil na sala de aula. Considerando então que a leitura é
extremamente importante, e que os bons leitores são formados por incentivo da escola e da
família. Portanto, a leitura é uma das melhores formas de adquirirmos conhecimento, como
salienta Freire, “a palavra do mundo precede a leitura da palavra” (1981, p. 11). |
pt_BR |