Resumo:
Os avanços tecnológicos propiciaram possibilidades de comunicação e informação que vêm
modificando comportamentos e relacionamentos, quebrando paradigmas que envolvem os
indivíduos e a coletividade, eliminando barreiras culturais e geográficas, levando-nos a novos
processos de produção, novas formas de diversão, novo modo de viver, pensar, agir e
interagir, produzindo um novo modelo social globalizado, identificado mundialmente como
sociedade da informação. Reconhecendo que a educação está ligada à evolução da própria
sociedade, faz-se necessário analisar a postura cabível à escola no momento atual, bem como
entender os aspectos que possam interferir nesse processo. Emerge, assim, um novo processo
educativo, no qual a gestão escolar democrática participativa é concebida como elemento de
democratização da escola, auxiliando a compreensão da cultura da instituição escolar e seus
processos e a articulação com a sociedade, da qual a escola faz parte, apresentando desafios
concretos e atuais do contexto histórico. Outra interferência no processo é a implantação do
Ensino Fundamental de nove anos, que expande o período de estudos, alcançando maior nível
de escolaridade e assegurando que, ingressando mais cedo no sistema de ensino, as crianças
tenham um tempo mais longo para alcançar a sua alfabetização e letramento. O presente
trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o impacto das tecnologias de informação
e comunicação como instrumento motivador e facilitador na aprendizagem das disciplinas e
suas contribuições na vida e atuação profissional, no contexto apresentado acima. Como
aportes teóricos para elaboração deste trabalho, utilizamos reflexões de educadores e
especialistas, como Moran, Lück e Kramer.
Descrição:
LIMA, T. M. Novas Tecnologias: Recursos Pedagógicos a Serviço da Aprendizagem no Ensino Fundamental. 2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.