Resumo:
Este estudo aborda o gênero conto como meio de articular a leitura e a produção textual.
Apresenta uma análise da pesquisa realizada junto ao Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência- PIBID, em salas de aula do 6º ano do ensino fundamental no Centro
Educacional Osmar de Aquino, localizado no município de GUARABIRA-PB. O objetivo
desse artigo é refletir sobre a importância dos gêneros textuais para o ensino/aprendizagem
da prática de leitura e produção de textos. E, consequentemente, destacar alguns entraves
que ainda perduram no ensino-aprendizagem da leitura e escrita. A pesquisa fundamenta-se
nos estudos de Koch (2011) aborda técnicas que abrangem a prática de leitura e produção
de textos; Bakhtin (2005) em relação ao gênero discursivo, leva em consideração o
conteúdo temático, o estilo de língua e a construção composicional; Marcuschi (2002)
discute a prática dos gêneros textuais como uma base sociocomunicativa e Geraldi (2006)
discute o ensino de leitura e escrita. A metodologia desenvolveu-se através da prática do
projeto, o qual apresenta uma experiência de ensino aprendizagem de leitura e produção do
gênero textual conto, por meio de atividades de leitura de diversos textos e produção do
gênero trabalhado. Os resultados em relação ao trabalho com a leitura dos contos
mostraram-se satisfatórios, uma vez que, o trabalho despertou o interesse próprio dos
alunos pela leitura. Obtivemos bons resultados na entonação de voz, na postura, no
aperfeiçoamento da oralidade e no desenvolvimento da capacidade crítica e criativa dos
alunos. Em relação aos resultados da primeira produção dos contos, foram observados
pontos que ainda precisavam ser melhorados, pois os alunos apresentaram dificuldades no
domínio do gênero, na falta de coesão e coerência e na composição do clímax. Também
foram apresentados bons resultados quanto à primeira produção, uma vez que, os alunos
abordaram bem a questão da apresentação das personagens, do espaço e do tempo. Na
segunda produção, os alunos evoluíram na construção da estrutura do gênero, se tornaram
prudentes no que se refere à pontuação e sentido do texto e a maioria dos alunos tiveram a
capacidade de interligar o clímax ao desfecho.
Descrição:
COSTA, B. de A. Utilização do gênero Conto como estratégia para despertar o gosto pela leitura. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.