UEPB - Repositório Digital

O mapa mental como recurso didático na representação e percepção da paisagem urbana

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Edilson dos Santos
dc.date.accessioned 2016-05-25T10:56:40Z
dc.date.available 2016-05-25T10:56:40Z
dc.date.issued 2014-12-06
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9858
dc.description SILVA, Edilson dos Santos. O mapa mental como recurso didático na representação e percepção da paisagem urbana. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo busca apresentar o mapa mental como um recurso didático, visando auxiliar principalmente os docentes de Geografia, a ministrarem os conteúdos relacionados ao estudo do lugar e da paisagem urbana, além de contribuir na aprendizagem dos alunos ao relacionar a Geografia aos fenômenos observados em seu cotidiano. Esse trabalho está fundamentado em uma abordagem humanística, mantendo estreita ligação com o método fenomenológico a partir da análise qualitativa. A pesquisa se desenvolveu na Escola Estadual de E.F Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande - PB, nas turmas do 6º “A” e 9º “A” do turno da manhã, abrangendo na pesquisa 40 alunos. O estudo teve como base uma pesquisa bibliográfica, apoiando-se em teóricos da área pedagógica relacionados à Geografia e percepção ambiental, como Tuan (1980), Richter (2011) e Kozel (2007). Tal estudo tem como principal objetivo que norteia as atividades, analisar o uso do mapa mental como recurso didático que auxilia na compreensão e percepção do lugar vivido. Atrelado a este, se tem a oportunidade de trabalhar as características da cidade a partir do olhar de cada aluno, com isto apresenta-se aos professores e alunos uma nova Geografia, distanciada de um ensino estático, para uma que valoriza as experiências cotidianas. Nesse entendimento o mapa mental utilizado como recurso didático no ensino da Geografia torna-se pertinente já que este se faz a partir da realidade observada. Entendemos que o uso de tal recurso torna-se imprescindível no que diz respeito em relacionar a educação geográfica com o mundo vivido dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria José Silva Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Mapa mental pt_BR
dc.subject Percepção do lugar vivido pt_BR
dc.subject Ensino da Geografia pt_BR
dc.title O mapa mental como recurso didático na representação e percepção da paisagem urbana pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta