UEPB - Repositório Digital

Os desafios dos docentes frente às novas tecnologias de informação e comunicação em escolas públicas de Solânea-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Marconny Patrício da
dc.date.accessioned 2016-05-25T10:58:33Z
dc.date.available 2016-05-25T10:58:33Z
dc.date.issued 2015-02-28
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9860
dc.description COSTA, Marconny Patrício da. Os desafios dos docentes frente às novas tecnologias de informação e comunicação em escolas públicas de Solânea-PB. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho destaca o uso pedagógico das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação – NTICs – na escola, tendo como objetivo discutir os desafios dos docentes frente a essa ferramenta pedagógica importante, no processo de ensinar e aprender, nas diversas situações em sala de aula. Em uma época em que a informação está bastante socializada e, portanto, acessível a boa parte da população, o educador precisa estar atento à qualidade de informação prestada ao educando, uma vez que a reflexão crítica sobre as mídias pode auxiliar na construção do conhecimento desses sujeitos, facilitando a aprendizagem escolar e auxiliando crianças e jovens a se tornarem cidadãos preparados para enfrentar o mundo num contexto atualizado dentro de uma sociedade moderna. Para alcançar o objetivo proposto foi realizado um estudo bibliográfico com base em Kenski (2007; 2003), Almeida (2003), Mercado (1999; 2005) e Lopes (2004), dentre outros, e, posteriormente, prosseguimos com um estudo de caso, por meio da aplicação de um questionário contendo perguntas sobre os aspectos relacionados à formação, ao perfil profissional dos docentes e aos seus discursos sobre a utilização das NTICs no cotidiano escolar. Foram sujeitos da pesquisa 05 (cinco) docentes pertencentes ao quadro do magistério estadual, distribuídos em duas escolas da zona urbana do município de Solânea. Quanto aos critérios, conteúdos e estratégias utilizadas pelos docentes que fazem uso dessas ferramentas, os dados revelam que a sua utilização ainda se restringe ao uso de pesquisas temáticas na internet ou uso de Datashow em aulas expositivas. Sugere-se, por fim, a busca por uma formação reflexiva sobre o uso de mídias no processo de ensino e aprendizagem no sentido que estas possam transformar as aulas em um espaço de interatividade, contextualizado à realidade que os alunos vivenciam. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Belarmino Mariano Neto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Tecnologias pt_BR
dc.subject Mídias pt_BR
dc.title Os desafios dos docentes frente às novas tecnologias de informação e comunicação em escolas públicas de Solânea-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta