dc.description.abstract |
Este trabalho destaca o uso pedagógico das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação – NTICs – na escola, tendo como objetivo discutir os desafios dos docentes frente a essa ferramenta pedagógica importante, no processo de ensinar e aprender, nas diversas situações em sala de aula. Em uma época em que a informação está bastante socializada e, portanto, acessível a boa parte da população, o educador precisa estar atento à qualidade de informação prestada ao educando, uma vez que a reflexão crítica sobre as mídias pode auxiliar na construção do conhecimento desses sujeitos, facilitando a aprendizagem escolar e auxiliando crianças e jovens a se tornarem cidadãos preparados para enfrentar o mundo num contexto atualizado dentro de uma sociedade moderna. Para alcançar o objetivo proposto foi realizado um estudo bibliográfico com base em Kenski (2007; 2003), Almeida (2003), Mercado (1999; 2005) e Lopes (2004), dentre outros, e, posteriormente, prosseguimos com um estudo de caso, por meio da aplicação de um questionário contendo perguntas sobre os aspectos relacionados à formação, ao perfil profissional dos docentes e aos seus discursos sobre a utilização das NTICs no cotidiano escolar. Foram sujeitos da pesquisa 05 (cinco) docentes pertencentes ao quadro do magistério estadual, distribuídos em duas escolas da zona urbana do município de Solânea. Quanto aos critérios, conteúdos e estratégias utilizadas pelos docentes que fazem uso dessas ferramentas, os dados revelam que a sua utilização ainda se restringe ao uso de pesquisas temáticas na internet ou uso de Datashow em aulas expositivas. Sugere-se, por fim, a busca por uma formação reflexiva sobre o uso de mídias no processo de ensino e aprendizagem no sentido que estas possam transformar as aulas em um espaço de interatividade, contextualizado à realidade que os alunos vivenciam. |
pt_BR |