UEPB - Repositório Digital

Percepção dos usuários quanto ao atendimento no PSF do bairro do Cruzeiro do município de Campina Grande - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes, Maurício Brasileiro
dc.date.accessioned 2016-05-25T11:11:34Z
dc.date.available 2016-05-25T11:11:34Z
dc.date.issued 2015-11-22
dc.identifier.other CDD 614.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9867
dc.description GOMES, Maurício Brasileiro. Percepção dos usuários quanto ao atendimento no PSF do bairro do Cruzeiro do município de Campina Grande - PB. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract Diante da crescente necessidade de melhorar o atendimento no Programa de Saúde da Família - PSF, a pesquisa vem apresentar a importância de se humanizar o atendimento, destacando-se a necessidade que o usuário tem de ser bem atendido. O presente estudo foi realizado no PSF do bairro do Cruzeiro no município de Campina Grande - PB, com o propósito de observar o cumprimento dos preceitos fundamentais do atendimento humanizado. O objetivo principal deste estudo é verificar, a partir da percepção dos usuários e na perspectiva do atendimento humanizado, como os serviços básicos de saúde são prestados pelo PSF do bairro do Cruzeiro do município de Campina Grande – PB. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, coletandose os dados através de um questionário aplicado aos usuários. Os resultados demonstraram que os beneficiados pelo PSF se mostram, em parte, satisfeitos com as condições de atendimento oferecidas pelas unidades de saúde, e apontam limitações acerca do ambiente e do acolhimento. Pode-se assim dizer que, no PSF do bairro do Cruzeiro, houve conquistas no campo da saúde, no entanto, ainda há desafios que precisam de resolução, a exemplo o desinteresse de alguns profissionais em fazer um atendimento humanizado. Assim, percebemos a necessidade de reciclagem e de ações de regulação e avaliação do trabalho das equipes e maior desempenho do controle social, pois com educação e capacitação se pode definir uma qualidade no atendimento e na atenção básica de saúde pública, promovendo o bem de todos que necessitam desses serviços. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Joaquim Carlos Lourenço pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Humanização pt_BR
dc.subject Atendimento pt_BR
dc.subject PSF pt_BR
dc.title Percepção dos usuários quanto ao atendimento no PSF do bairro do Cruzeiro do município de Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta