Resumo:
Diante da crescente necessidade de melhorar o atendimento no Programa de Saúde da
Família - PSF, a pesquisa vem apresentar a importância de se humanizar o
atendimento, destacando-se a necessidade que o usuário tem de ser bem atendido. O
presente estudo foi realizado no PSF do bairro do Cruzeiro no município de Campina
Grande - PB, com o propósito de observar o cumprimento dos preceitos fundamentais
do atendimento humanizado. O objetivo principal deste estudo é verificar, a partir da
percepção dos usuários e na perspectiva do atendimento humanizado, como os
serviços básicos de saúde são prestados pelo PSF do bairro do Cruzeiro do município
de Campina Grande – PB. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, coletandose
os dados através de um questionário aplicado aos usuários. Os resultados
demonstraram que os beneficiados pelo PSF se mostram, em parte, satisfeitos com as
condições de atendimento oferecidas pelas unidades de saúde, e apontam limitações
acerca do ambiente e do acolhimento. Pode-se assim dizer que, no PSF do bairro do
Cruzeiro, houve conquistas no campo da saúde, no entanto, ainda há desafios que
precisam de resolução, a exemplo o desinteresse de alguns profissionais em fazer um
atendimento humanizado. Assim, percebemos a necessidade de reciclagem e de ações
de regulação e avaliação do trabalho das equipes e maior desempenho do controle
social, pois com educação e capacitação se pode definir uma qualidade no atendimento
e na atenção básica de saúde pública, promovendo o bem de todos que necessitam
desses serviços.
Descrição:
GOMES, Maurício Brasileiro. Percepção dos usuários quanto ao atendimento no PSF do bairro do Cruzeiro do município de Campina Grande - PB. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]