Resumo:
Na contemporaneidade, a leitura é vista como um fator de suma importância para o desenvolvimento social e cultural dos sujeitos. Tomando como base esta premissa, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar os aspectos inerentes ao desenvolvimento da leitura, discutindo sobre as suas noções e funções na sociedade, bem como acerca de algumas estratégias que podem estimular no aluno o prazer pela leitura, considerando como fator primordial para isso que o seus saberes e contextos sejam valorizados como vetores para o desenvolvimento de novos conhecimentos. Neste sentido, promovemos análises sobre dois livros didáticos de Língua Portuguesa voltados para o 6º ano do ensino fundamenta I - Português-linguagens, de Cereja e Magalhães (2012) e Linguagem nova, de Faraco e Moura (2004), a fim de investigar como se dá a utilização do gênero textual tirinhas, visando identificar e compreender como este uso é feito e quais as suas possíveis implicações para o desenvolvimento de uma leitura crítica e reflexiva. Para tanto, tomamos como fundamentação teórica das discussões empreendidas por Antunes (2008, 2009), Brasil (1988, 1997, 2015), Freire (2011a, 2011b), Koch (2011), Leffa (1996), Martins (2012), Rangel (2002), Solé (2008), entre outros. Identificamos a recorrência do gênero textual tira em ambos os livros analisados, de modo que em um (CEREJA, MAGALHÃES, 2012) há uma utilização mais frequente, bem como a inserção e trabalho com as tiras de modo mais profícuo, quando comparado ao livro didático produzido por Faraco e Moura (2004).
Descrição:
OLIVEIRA, A. P. P. de. O desenvolvimento da leitura crítica na escola: análise do uso das tirinhas em livros didáticos de português. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.