Resumo:
A sociedade moderna é extremamente competitiva, exigindo cada vez mais um poder de
conhecimento muito maior dos personagens que a compõem. Todavia, esse poder de
conhecimento só se alcança graças a habilidades básicas que conquistamos quando
estamos na escola, é o caso da leitura e da escrita Desse modo, o presente trabalho busca
realizar uma análise crítica das dificuldades de aprendizagem encontradas no exercício
de leitura e interpretação dos alunos na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino
Fundamental da rede pública de educação. Ao analisar as práticas de leitura em uma
sala de aula, surgiu o interesse por identificar os possíveis gargalos que dificultam o
aprendizado desses alunos, inclusive o motivo que faz com que esses alunos não gostem
da prática de leitura, levando em consideração a importância de interrogação a respeito
das dificuldades de aprendizagem.Esperamos compreender o que ocasiona esse
empecilho com o intuito de encontrar saídas para solucionar o problema. Sabemos que
com o intermédio da leitura o aluno é motivado a desenvolver seu conhecimento,
estimulando naturalmente o seu desenvolvimento. Esperamos ainda, melhorar o
desenvolvimento da aprendizagem de alunos para que os mesmos possam seus papeis
como atores sociais, além de usufruir o direito de se tornarem cidadãos e, assim,
melhorar a sociedade em que vivemos.
Descrição:
FARIAS, E. Dificuldade de Aprendizagem de Leitura e Escrita: Aspectos que Dificultam a Aprendizagem da Escrita na Educação Infantil e no Ensino Fundamental . 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.