Resumo:
A arte está presente ao longo da história da humanidade, tanto a produção quanto a fruição
artística são prerrogativas de pessoas que nasceram com dons especiais ou que têm grande
conhecimento e entendem de arte. Fazer e conhecer arte estabelece uma base de
relacionamento com o mundo da imaginação por intermédio do pensamento simbólico e das
trocas simbólicas intersubjetivas. Portanto, servirá para tudo o que se fizer de maneira autoral.
Esta é a riqueza que a arte oferece para as crianças: cada indivíduo opera fazendo escolhas
com liberdade, é essencial que se inclua a arte na educação desde os primeiros anos de
escolaridade. O ensino da arte é uma das disciplina muito importante nos anos iniciais, porque
é através da arte que a criança pode imaginar e fazer sua própria leitura sobre ela .
considerando-se que as artes em suas diversas formas, entre elas a dança, a música, as artes
visuais são elementos da cultura de uma sociedade e estão muito presentes na vida das
pessoas, e que a escola deve valorizar mais a arte como meio de aprendizagem e como área de
conhecimento. Aprender significa criar e recriar conhecimento; então, se a criança aprende
com autoria na educação infantil, gera conhecimento novo para si. Se o conhecimento em arte
fornece as bases para a criação autoral e para o relacionamento com o mundo, reler ou copiar
imagens não é fazer arte em sala de aula, porque o propósito do ensino da arte que tem como
pressuposto sujeitos autorais é conhecer o mundo da arte para criar, ou seja, fazer arte de
modo cultivado, informado pelas culturas artísticas, para se sentir como um entre outros que
fazem arte na sua idade e, progressivamente, ter o sentimento de inclusão em um universo em
que adultos e crianças podem expressar-se e imaginar ao realizar trocas simbólicas por
intermédio da arte.
Descrição:
VIEIRA, C. A. Ensinar Arte no Ensino Infantil e Artes Visuais. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.