Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9916
Título: Ensinar Arte no Ensino Infantil e Artes Visuais
Autor(es): Vieira, Charles Alves
Palavras-chave: Visuais
Artes
Ensino
Data do documento: 2014
Resumo: A arte está presente ao longo da história da humanidade, tanto a produção quanto a fruição artística são prerrogativas de pessoas que nasceram com dons especiais ou que têm grande conhecimento e entendem de arte. Fazer e conhecer arte estabelece uma base de relacionamento com o mundo da imaginação por intermédio do pensamento simbólico e das trocas simbólicas intersubjetivas. Portanto, servirá para tudo o que se fizer de maneira autoral. Esta é a riqueza que a arte oferece para as crianças: cada indivíduo opera fazendo escolhas com liberdade, é essencial que se inclua a arte na educação desde os primeiros anos de escolaridade. O ensino da arte é uma das disciplina muito importante nos anos iniciais, porque é através da arte que a criança pode imaginar e fazer sua própria leitura sobre ela . considerando-se que as artes em suas diversas formas, entre elas a dança, a música, as artes visuais são elementos da cultura de uma sociedade e estão muito presentes na vida das pessoas, e que a escola deve valorizar mais a arte como meio de aprendizagem e como área de conhecimento. Aprender significa criar e recriar conhecimento; então, se a criança aprende com autoria na educação infantil, gera conhecimento novo para si. Se o conhecimento em arte fornece as bases para a criação autoral e para o relacionamento com o mundo, reler ou copiar imagens não é fazer arte em sala de aula, porque o propósito do ensino da arte que tem como pressuposto sujeitos autorais é conhecer o mundo da arte para criar, ou seja, fazer arte de modo cultivado, informado pelas culturas artísticas, para se sentir como um entre outros que fazem arte na sua idade e, progressivamente, ter o sentimento de inclusão em um universo em que adultos e crianças podem expressar-se e imaginar ao realizar trocas simbólicas por intermédio da arte.
Descrição: VIEIRA, C. A. Ensinar Arte no Ensino Infantil e Artes Visuais. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9916
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Charles Alves Vieira.pdfPDF - Charles Alves Vieira59.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.