Resumo:
Este trabalho se propõe a refletir sobre as dificuldades de aquisição da leitura e da escrita no
terceiro ano do Ensino Fundamental e tem o objetivo de buscar compreender não só os fatores
que vêm contribuindo para o aumento do fracasso escolar das crianças, como também
verificar as possibilidades através das quais a escola possa garantir a todas elas o direito de se
tornarem bons leitores e escritores, analisando as causas que interferem no processo de
aprendizagem e entendendo as dificuldades para o desenvolvimento de um trabalho eficiente
para melhorar o ensino da leitura e da escrita. Apresentamos aqui algumas definições de
aprendizagem, relacionando-as às causas do fracasso escolar e algumas propostas
metodológicas para sanar esta realidade que se faz muito presente no nosso cotidiano escolar.
Como metodologia de trabalho foi usada uma abordagem qualitativa com enfoque em
pesquisas bibliográficas. Utilizamos como referencial teórico a concepção de vários
estudiosos sobre o tema proposto. Como principais resultados, destaca-se a necessidade de
uma maior dedicação dos professores-alfabetizadores aos alunos que não conseguem um bom
desempenho na leitura e na escrita e estudos mais aprofundados sobre o tema.
Descrição:
CHAVES, M. F. J. As Dificuldades de Leitura e Escrita no Terceiro Ano do Ensino Fundamental. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.