UEPB - Repositório Digital

Um Olhar Sobre as Formas de Aquisição

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Cármen Lúcia Pinheiro
dc.date.accessioned 2016-06-01T19:13:11Z
dc.date.available 2016-06-01T19:13:11Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9920
dc.description ALVES, C. L.P. Um Olhar Sobre as Formas de Aquisição. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A escrita é uma das mais importantes formas de expressão para os seres humanos. Com o intuito de investigar como está sendo desenvolvido o processo de aquisição do sistema da escrita nos anos iniciais, realizei um estudo que se fundamentou em alguns teóricos que abordam estudos sobre escrita e o ensino de escrita na faixa etária correspondente, dentre eles: Koch e Elias (2011), Cagliari (2001), Bizzoto, Aroeira e Porto (2010), Soares (1999) e Ferreiro (2000). Este estudo teve como objetivo compreender como se dá a prática docente do ensino de escrita nos anos iniciais e qual a influência da ludicidade na formação de alunos escritores. Para realização dessa pesquisa realizei estágios supervisionados sobre Gestão escolar e Ensino Fundamental I em uma escola pública na cidade de Camalaú, PB. Durante os dias de estágio, pude observar a prática pedagógica do ensino de escrita das docentes dos anos iniciais e analisar qual a importância dada pela escola em seus princípios ao sistema da escrita. A partir dos dados coletados pude constatar que um bom docente possibilita aos seus alunos uma aprendizagem de escrita dentro de um processo discursivo e dialógico do conhecimento que ocorre a partir das interações sociais e permitindo ao aluno um alfabetizar se letrando, ou seja, uma prática que permite ao aluno saber fazer o uso adequado da língua escrita nas práticas sociais. Diante do exposto, reafirmo a necessidade dos professores, principalmente dos anos iniciais, assumirem o papel intermediador desse processo, valorizando desde os primeiros rabiscos até o primeiro texto mais complexo em língua materna da criança, respeitando e criando meios que facilitem e proporcionem momentos de prazer e alegria, que despertem a segurança, o respeito e a cumplicidade para com o mesmo, facilitando a troca de experiências, o desenvolvimento dos sentidos e construção do conhecimento. Sendo assim, proponho que os professores alfabetizadores introduzam novos métodos de ensino para o sistema da escrita, lembrando que a ludicidade é de grande valia, pois é através dela que a criança se sente parte do mundo em que está inserida. pt_BR
dc.description.sponsorship José Joelson Pimentel de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject docente pt_BR
dc.subject Prática pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.title Um Olhar Sobre as Formas de Aquisição pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta