Resumo:
A escrita é uma das mais importantes formas de expressão para os seres humanos. Com o
intuito de investigar como está sendo desenvolvido o processo de aquisição do sistema da
escrita nos anos iniciais, realizei um estudo que se fundamentou em alguns teóricos que
abordam estudos sobre escrita e o ensino de escrita na faixa etária correspondente, dentre eles:
Koch e Elias (2011), Cagliari (2001), Bizzoto, Aroeira e Porto (2010), Soares (1999) e
Ferreiro (2000). Este estudo teve como objetivo compreender como se dá a prática docente do
ensino de escrita nos anos iniciais e qual a influência da ludicidade na formação de alunos
escritores. Para realização dessa pesquisa realizei estágios supervisionados sobre Gestão
escolar e Ensino Fundamental I em uma escola pública na cidade de Camalaú, PB. Durante os
dias de estágio, pude observar a prática pedagógica do ensino de escrita das docentes dos anos
iniciais e analisar qual a importância dada pela escola em seus princípios ao sistema da
escrita. A partir dos dados coletados pude constatar que um bom docente possibilita aos seus
alunos uma aprendizagem de escrita dentro de um processo discursivo e dialógico do
conhecimento que ocorre a partir das interações sociais e permitindo ao aluno um alfabetizar
se letrando, ou seja, uma prática que permite ao aluno saber fazer o uso adequado da língua
escrita nas práticas sociais. Diante do exposto, reafirmo a necessidade dos professores,
principalmente dos anos iniciais, assumirem o papel intermediador desse processo,
valorizando desde os primeiros rabiscos até o primeiro texto mais complexo em língua
materna da criança, respeitando e criando meios que facilitem e proporcionem momentos de
prazer e alegria, que despertem a segurança, o respeito e a cumplicidade para com o mesmo,
facilitando a troca de experiências, o desenvolvimento dos sentidos e construção do
conhecimento. Sendo assim, proponho que os professores alfabetizadores introduzam novos
métodos de ensino para o sistema da escrita, lembrando que a ludicidade é de grande valia,
pois é através dela que a criança se sente parte do mundo em que está inserida.
Descrição:
ALVES, C. L.P. Um Olhar Sobre as Formas de Aquisição. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.