Resumo:
Como eixo de aprendizagem a Literatura Infantil é um recurso importantíssimo na construção
de conhecimento, motivando e incentivando a criança de Educação Infantil a aprender de
forma prazerosa e significativa, colocando em prática tais conhecimentos em sua vida. O
presente trabalho propõe uma discussão sobre o papel que a literatura infantil exerce sobre a
aprendizagem da criança, partindo de sua trajetória ao longo dos tempos para enfatizar a
necessidade de sua utilização eficaz na escola. Esta pesquisa utilizou-se de referências
bibliográficas e etnográfica que forneceram a orientação necessária para a busca de um a
discussão e reflexão acerca da literatura infantil, enfocando acontação de história como eixo
de aprendizagem nas instituições de educação infantil. Dentre os autores utilizados destaca-se:
Ariés, Lajolo e Zilberman e Costa para quem a literatura infantil é elemento importante na
prática pedagógica no que se refere ao desenvolvimento de diversas linguagens nas crianças.
Ressalta-se que nesse processo estão envolvidos dois eixos que merecem ser averiguados: o
professor e a criança. Ambos merecem muita atenção, porque da relação professor e criança
nasce à aprendizagem. Cabe destacar também que esta pesquisa desenvolveu-se por meio de
pesquisa–ação, observando-se o campo de estágio, planejando-se ações para intervir no
processo ensino-aprendizagem. Tal visão admitiu, no período de intervenção, despertar a
imaginação e fantasia das crianças, fazendo-as sonhar e vivenciar a magia contida nos livros,
contribuindo para o desenvolvimento infantil através da contação de história.
Descrição:
LIMA, L. P. A Literatura Infantil Como Eixo de Aprendizagem na Pré Escola. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.