dc.contributor.author |
Lima, Aldeane Bezerra de |
|
dc.date.accessioned |
2016-06-01T19:40:55Z |
|
dc.date.available |
2016-06-01T19:40:55Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.24 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9923 |
|
dc.description |
LIMA, A. B. Cantigas de Roda: Contextualizando Saberes em uma Turma do 2° Ano do Ensino Fundamental. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Ao longo dos anos as cantigas de roda deixaram de fazer parte do repertório de brincadeiras
das crianças, sendo substituídas, principalmente, pelo vídeo games, jogos e brincadeiras que
imitam os desenhos e programas de televisão. No entanto, este tipo de atividade pode ser um
importante recurso na sala de aula para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Neste
sentido, o presente trabalho tem o objetivo de destacar os usos das cantigas/brincadeiras de
rodas em sala de aula no processo de ensino e aprendizagem, a partir das experiências
vivenciadas durante o período a execução do Estágio Supervisionado III, no Ensino
Fundamental. Tendo como referencial teórico as contribuições de Michaelles (2011),
Drummond (1982) e Cascudo (2001), que contribuiu para se verificasse que o uso das
cantigas de rodas em sala de aula, como atividade interdisciplinar, foi de grande importância
para o desenvolvimento das aulas durante o Estágio. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
José Joelson Pimentel de Almeida |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
aula |
pt_BR |
dc.subject |
Sala |
pt_BR |
dc.subject |
Lúdico |
pt_BR |
dc.title |
Cantigas de Roda: Contextualizando Saberes em uma Turma do 2° Ano do Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |