Resumo:
Ao longo dos anos as cantigas de roda deixaram de fazer parte do repertório de brincadeiras
das crianças, sendo substituídas, principalmente, pelo vídeo games, jogos e brincadeiras que
imitam os desenhos e programas de televisão. No entanto, este tipo de atividade pode ser um
importante recurso na sala de aula para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Neste
sentido, o presente trabalho tem o objetivo de destacar os usos das cantigas/brincadeiras de
rodas em sala de aula no processo de ensino e aprendizagem, a partir das experiências
vivenciadas durante o período a execução do Estágio Supervisionado III, no Ensino
Fundamental. Tendo como referencial teórico as contribuições de Michaelles (2011),
Drummond (1982) e Cascudo (2001), que contribuiu para se verificasse que o uso das
cantigas de rodas em sala de aula, como atividade interdisciplinar, foi de grande importância
para o desenvolvimento das aulas durante o Estágio.
Descrição:
LIMA, A. B. Cantigas de Roda: Contextualizando Saberes em uma Turma do 2° Ano do Ensino Fundamental. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.