Resumo:
Este trabalho tem por objetivo principal demonstrar a importância do ensino de geometria
desde as séries iniciais do Ensino Fundamental. Nesse intento, aborda-se como a geometria
originou-se em civilizações antigas como Egito, Babilônia e Grécia, e como se desenvolveu e
fez parte de grandes evoluções na história da humanidade. O conhecimento matemático é por
consenso considerado de grande valia para o desenvolvimento intelectual do ser humano, e
por isso mesmo precisa ser ensinado nas escolas. Todavia, as especificidades da geometria por
muitas vezes passaram despercebidas ou desprestigiadas ao longo da história. Busca-se neste
estudo, apontar a seriedade com que os estudos em torno da geometria precisam ter. Nesse
sentido, ao se levar em conta quem são os aprendizes nos anos iniciais da escola, e como eles
precisam de abordagens diferenciadas para o aprender, fazemos a aproximação do
compromisso em se ensinar geometria e a noção de que nessa faixa etária os alunos lidam
melhor com o conhecimento quando este é apresentado em forma de jogos. No segundo
momento do trabalho, fez-se uso da experiência do Estágio Supervisionado em seus três
módulos, tentando verificar como é possível identificar situações reais de ensino que se
convertem em campo fértil para a pesquisa e a contribuição no ensino de modo geral.
Analisamos a experiência do Estágio como campo de pesquisa, exibimos em pormenores
quais foram os planejamentos realizados e suas respectivas atividades, tentando aliar a teoria
conhecida sobre o valor e importância da geometria, e aplica-la a possíveis estratégias de
ensino que contemplem os princípios de ludicidade e compromisso com a educação.
Descrição:
FERREIRA, A. C. F. A geometria e o ensino: Do estágio para a prática. 2015. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.