Resumo:
A linguagem musical está inserida no dia a dia das pessoas desde o nascimento, e as
crianças tendem a desenvolver o senso de ritmo. O ser em si possui várias métodos de
responder aos mais diversos estímulos do meio ambiente, e a locomoção é uma deles.
Eles apresentam reações e preferências, e estão aptos a aprender muito mais do que se
imagina. É preciso analisar qual é a contribuição que a música pode oferecer para estas
crianças. Já que a música tem sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo e
motor despertando e estimulando a criatividade destas crianças. Com o passar de alguns
dias podemos perceber que elas vêm atendendo a vários propósitos como suporte para a
formação de hábitos, atitudes e disciplina para sua vida diária. Partindo da Educação
Infantil deveremos que a música pode contribuir no desenvolvimento cognitivo e motor
da criança, este estudo procurou, através de alguns autores e da literatura existente,
mostrar que a prática da música na Educação Infantil tem uma contribuição muito
grande para todas as crianças em desenvolvimento. Assim, com este estudo podemos
concluir que através da musicalidade podemos facilitar o desenvolvimento da criança,
proporcionando mais atenção para a aula, e estimulando a criatividade e o movimento
do aluno.
Descrição:
SOUZA, M. J. S. A música na educação: Qual a contribuição da música na Educação Infantil?. 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.