Resumo:
O presente estudo trata do tema literário os contos de fadas na Educação Infantil, e tem por
suporte o ensino de literatura nos moldes tradicionais, além de ter por embasamentos teóricos,
dentre outros, Bettelheim (1980), através do qual podemos refletir sobre o tema de forma mais
aprofundada. Buscamos descrever de forma geral, como se configura os espaços de ensino da
literatura infantil em nossas escolas, quais aportes teóricos e metodológicos são uti lizados por
gestores e professores da Educação Infantil destas escolas para superar o déficit de leituras de
literatura infantil nas fases iniciais da infância. Em sequência tecemos algumas considerações
e propostas de como assegurar as crianças da educação infantil um ensino eficaz da literatura
através da leitura de contos de fadas. Procuramos apresentar algumas hipóteses de como se
configura a mente infantil diante da leitura de um conto de fadas, quais elementos e fantasias
a criança elabora para lidar com a linguagem oferecida por esta tipologia textual. Por meio
das análises realizadas percebemos estudos referentes a métodos e metodologias à serem
utilizadas, especificamente para o ensino da leitura de literatura infantil, alem de construirmos
nossas próprias hipóteses de como lidar com este tema em sala de aula de forma diversificada
e dinâmica a ponto de atrair e formar bons leitores.
Descrição:
FREITAS, M. G. B. Literatura: Os contos de fadas na educação infantil. 2015. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.