Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9927
Título: Literatura: Os contos de fadas na educação infantil
Autor(es): Freitas, Maria Gilvânia Bezerra de
Palavras-chave: Fadas
Contos
Ensino
Data do documento: 3-Mar-2015
Resumo: O presente estudo trata do tema literário os contos de fadas na Educação Infantil, e tem por suporte o ensino de literatura nos moldes tradicionais, além de ter por embasamentos teóricos, dentre outros, Bettelheim (1980), através do qual podemos refletir sobre o tema de forma mais aprofundada. Buscamos descrever de forma geral, como se configura os espaços de ensino da literatura infantil em nossas escolas, quais aportes teóricos e metodológicos são uti lizados por gestores e professores da Educação Infantil destas escolas para superar o déficit de leituras de literatura infantil nas fases iniciais da infância. Em sequência tecemos algumas considerações e propostas de como assegurar as crianças da educação infantil um ensino eficaz da literatura através da leitura de contos de fadas. Procuramos apresentar algumas hipóteses de como se configura a mente infantil diante da leitura de um conto de fadas, quais elementos e fantasias a criança elabora para lidar com a linguagem oferecida por esta tipologia textual. Por meio das análises realizadas percebemos estudos referentes a métodos e metodologias à serem utilizadas, especificamente para o ensino da leitura de literatura infantil, alem de construirmos nossas próprias hipóteses de como lidar com este tema em sala de aula de forma diversificada e dinâmica a ponto de atrair e formar bons leitores.
Descrição: FREITAS, M. G. B. Literatura: Os contos de fadas na educação infantil. 2015. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9927
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Gilvânia Bezerra de Freitas.pdfPDF - Maria Gilvânia Bezerra de Freitas88.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.